• raquelandreatta

Como eu vim parar em Portugal


Breve resumo da minha trajetória, meus principais motivos para deixar meu país e as razões de não mais querer deixar a terrinha que escolhi para ser meu LAR.

Bem-vindos amigos do meu coração. Se você está aqui é porque se interessa por Portugal não é mesmo? Um dos meus objetivos com este Blog é ajudar você que está pensando em se mudar para cá, ou já está aqui e anda meio perdido e precisando de boas informações sobre as principais características deste lugar que pode ser o mais maravilhoso do mundo ou o mais difícil se você não aprender a se adaptar e compreender o universo da tugaria.


Falamos o mesmo idioma dos nossos irmãos Portugueses mas não falamos a mesma língua. Adaptar-se é difícil mas todos podemos conseguir com o auxílio certo. E eu estou aqui para "ligar-te à Portugal".

Tudo começou em 2014

Iniciei o ano de 2014 muito reflexiva e insatisfeita com a minha vida. Me via num ciclo vicioso de sofrimento por conta de um relacionamento. Hoje eu sei que Portugal estava no meu "destino" e que eu viria para cá de qualquer forma mas na época eu só queria um lugar para fugir.


Foi quando em abril, exausta após um dia de prova de um concurso público (na época este era o meu 1º objetivo de vida, hoje arrisco-me a dizer que é a última coisa que eu quero, rs), minha mãe tocou no assunto: "filha, por que você não vai fazer a tal pós-graduação de 6 meses em Portugal antes que seja aprovada num concurso?"

Aquela frase parecia que era a minha luz no fim do túnel.


Foi quando IMEDIATAMENTE iniciei as minhas pesquisas. Talvez como você esteja fazendo agora.

Descobri que aquele era o momento ideal para se inscrever num Mestrado aqui. Fato importante: o ano letivo de Portugal inicia-se em setembro, depois das férias de verão que aqui são nos meses de julho e agosto.

A tal pós-graduação de 6 meses acabou virando um Mestrado de 2 anos que por sua vez, depois de concluído, acabou virando uma vida que não pretendo largar. Mas isso é história para outro post.


A verdade é que Portugal é um país lindo. Eu nunca tinha imaginado que era tão mágico.

Atenção, não é um lugar perfeito, pelo contrário, acredito que não existe lugares perfeitos. Existe o olhar de quem vê e consegue enxergar o que está dentro de si. Somos nós que fazemos cada lugar ser perfeito. Portugal representa para mim um crescimento e um despertar que o faz ser o melhor lugar do mundo.


Eu quero ajudar você porque eu precisei aprender muita coisa, MUITA COISA MESMO para conquistar o meu espaço aqui. Me esforcei muito e continuo me esforçando. Não conhecia ninguém. Hoje já sou respeitada por aqueles que conhecem o meu trabalho. Não foi fácil deixar de viver minha vida "perfeita" no Brasil onde eu tinha tudo do melhor: família, amigos, carro, casa, conforto, facilidades, status, título de "Dra. Advogada" (sou advogada aqui também, mas o peso desse título no Brasil é maior, acredite. Assunto para outro post, rs). Mas acredito que existem coisas muito maiores que isso... Algo maior me esperava do lado de cá do oceano.


Hoje eu estou aqui de peito aberto contando a minha vida para você.

Respeito você, sua história, suas decisões.

Quero desvendar Portugal com você.


Bora comigo?


Beijinhos de luz :)


Até breve.

0 visualização

© 2023 por Tipo Diva Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • Branca Ícone LinkedIn
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now